A Defesa Civil de São Paulo está em alerta para a ocorrência de fortes chuvas e ventos até a próxima sexta-feira (16). O aviso aponta risco de deslizamentos e enchentes, principalmente na faixa litorânea, a partir desta terça-feira (13). Também estão em atenção a região metropolitana da capital, o Vale do Ribeira e a área de Sorocaba.
Está vigente também um alerta para ressaca com ondas de até 2,5 metros de altura. A orla de Santos amanheceu tomada pela água e o tempo muito encoberto.
Desde a tragédia no litoral norte, a Defesa Civil tem monitorado a região e implementado uma estrutura que atenda melhor aos moradores de áreas de risco.
Em entrevista à Rádio BandNews FM, o tenente-coronel Araújo Monteiro, diretor da Defesa Civil do Estado de São Paulo, disse que o processo de melhoria está em andamento, assim como a iniciativa para a compra de novos radares que vão fazer com que a previsão do tempo seja ainda mais precisa.
No entanto, ainda não há uma data para que esses sistemas comecem a funcionar.
O tenente-coronel ainda alertou para possíveis sinais de risco de deslizamentos, como inclinação de postes, muros ou trincas, são sinais de movimentação de solo.