São Paulo reabre parques fechados por risco de queimadas

69 unidades de conservação retomam as atividades suspensas desde 1º de setembro; 13 parques seguem fechados

BandNews FM

São Paulo reabre parques fechados por risco de queimadas
Governo do Estado de São Paulo

O governo de São Paulo reabre nesta segunda-feira (30) 69 unidades de conservação fechadas desde 1º de setembro pelo risco extremo de queimadas. Outros 13 parques ambientais seguem fechados por estarem em áreas com alto grau de incêndios e as condições climáticas previstas para os próximos dias. Estes locais seguem sem atividades até 12 de outubro, pelo menos.

A semana deve ser marcada pela retomada do calor e do tempo seco. Um nova onda de temperaturas extremas ganha força e preocupa, principalmente, no interior. A Defesa Civil do estado mantém grande parte do território paulista em alerta e atua ainda em quatro frentes de combate ao fogo.

O fechamento das unidades de conservação aconteceu para priorizar o atendimento dos funcionários da Fundação Florestal nas áreas impactadas pelas chamas. Também existia a preocupação com visitantes que poderiam ser surpreendidos pelo fogo nas trilhas e atrações.

Os Parques Estaduais de Campos do Jordão e do Cantareira, que estão concedidos, podem manter atividades de ecoturismo desde que sem risco aos turistas. Algumas unidades de conservação podem operar com restrições de horários e em determinadas trilhas por causa dos riscos de incêndios.

Segundo o governo de São Paulo, mais de dois mil homens atuam no combate ao fogo no estado. Helicópteros e aviões estão sendo utilizados no trabalho. Enquanto a Polícia Civil ainda investiga a origem dos incêndios e apura uma possível combinação para o início das chamas.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.