SP teve 70 quedas de árvores durante tempestade; Zona Leste foi a mais afetada

Diretor de comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, capitão Roberto Farina Filho afirmou que os ventos que atingiram a capital paulista na última sexta ultrapassaram os 100 km/h

BandNews FM

O capitão Roberto Farina Filho, diretor de comunicação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM e detalhou as ações de socorro e auxílio prestados na noite de ontem (20) após a tempestade que atingiu a capital paulista.

Segundo dados do órgão, a região da cidade de São Paulo mais afetada pelas fortes chuvas foi a Zona Leste - em específico, os bairros de Itaquera e da Penha. Ao todo, foram registrados mais de 70 quedas de árvores na cidade. Em todo o Estado, foram mais de 100 ocorrências do tipo.

"Fez com que algumas ruas ficassem fechadas. Tivemos também pontos de alagamentos. [...] Em Itaquera, foi emitido um alerta de extravasamento de córrego. Gerou um problema na região", afirmou.

Farina ainda ressaltou que não houve acidentes de maior gravidade, ou ocorrência de pessoas lesionadas. "Tivemos um ônibus em uma área de alagamento, e as pessoas foram orientadas a ficar no teto do ônibus no aguardo de auxílio emergencial", pontuou.

O capitão também alertou que as chuvas tendem a aumentar a sua frequência, uma vez que o verão se inicia neste sábado e, por característica, trata-se de uma época em que pancadas de chuva se intensificam.

Ainda de acordo com o diretor de comunicação da Defesa Civil, as regiões do território paulista que estão sob monitoramento para possíveis incidentes estão Guarujá, São Sebastião e Franco da Rocha.

"Agora, essas chuvas de tempestade, no verão, envolve pontos de alagamento e quedas de árvores por ventos fortes. No decorrer do mês de dezembro, as chuvas corriqueiras fazem com que os solos fiquem encharcados. Entra a preocupação da iminência do deslizamento de terra", pontuou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.