Santa Maria construirá memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss

O espaço será levantado no mesmo local em que ficava a casa de shows

BandNews FM

Santa Maria construirá memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss
O espaço será levantado no mesmo local em que ficava a casa de shows
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Santa Maria receberá R$ 4 milhões do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, para a construção de um memorial em homenagem às vítimas da tragédia da Boate Kiss. O local na Rua dos Andradas, endereço antigamente ocupado pela casa noturna, agora terá mais um ambiente de tributo aos 242 mortos e 636 sobreviventes feridos pelo incêndio, em janeiro de 2013.

O Promotor de Justiça, Daniel Martini, presidente do Conselho Gestor do Fundo Para Reconstituição de Bens Lesados, do Ministério Público do Rio Grande do Sul, afirma que o valor destinado contempla quase a totalidade do orçamento para a construção do memorial.

O projeto foi escolhido por meio de um concurso do Instituto dos Arquitetos do Brasil, e prevê a construção de um jardim naturalista circular de flores e um auditório, cercados por 242 pilares de madeira, simbolizando cada uma das vítimas da tragédia.

O presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Gabriel Rovadoschi, aponta que a associação deve se reunir com a prefeitura nos próximos dias para definir o início da obra.

Para Gabriel Rovadoschi, sobrevivente do incêndio, a demora no andamento do projeto é normal. Segundo ele, foi preciso compreender o sentimento de todos aqueles que foram afetados pela Kiss, passando por inúmeras etapas antes de se tornar uma obra.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, destaca que ainda será redigido um contrato para que o governo municipal e o conselho gestor do fundo assinem e autorizem oficialmente o repasse da verba. Ele afirma que a construção do memorial é um alento diante da dor sofrida por aqueles que foram afetados pelo incêndio.

O anúncio do projeto ocorre no ano em que a tragédia na Boate Kiss completa 10 anos. O Supremo Tribunal Federal ainda analisa o recurso apresentado pelo Ministério Público Estadual, contra uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, emitida em agosto do ano passado, anulando o julgamento ocorrido em dezembro de 2021.

Além do Memorial às vítimas da BoateKiss, outros seis projetos foram selecionados entre mais de 190 propostas, em um investimento do Ministério Público de aproximadamente R$ 9 milhões.