Bahia anuncia novas medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19 nesta segunda-feira (10). O governador do estado, Rui Costa, divulgou que bares e restaurantes baianos só poderão receber clientes com esquema de vacinação contra a Covid-19 completo. Além disso, a prefeitura da capital baiana anunciou a estratégia de vacinação antiCovid em crianças de 5 a 11 anos.
Assim que as doses do imunizante desenvolvido pela Pfizer chegarem, a aplicação será iniciada, de acordo com o prefeito de Salvador, Bruno Reis. Serão mais de 65 pontos espalhados pela cidade, que vão funcionar das oito da manhã às seis da tarde.
A vacina é diferente da aplicada em adultos e a dose é cerca de 1/3 da regular. Quando houver a aplicação das doses em crianças, as outras vacinas serão suspensas. O imunizante não pode ser ministrada junto a outros imunizantes.
Pais devem levar um documento de identificação do filho, caderneta de vacinação, e olhar se o nome está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde.
O Le Cirque, o Ruas de Lazer e o DJ Anderson Martins vão, voluntariamente, fazer atividades nos pontos de vacinação, para atrair o público. 149.214 crianças devem se proteger contra o coronavírus.
O número de pessoas em eventos na Bahia também foi alterado. Passou de cinco mil para três mil, inclusive para estádios de futebol. Para locais com capacidade menor de três mil fica limitado a 50% da ocupação do espaço.
Rui Costa afirma que o sistema de saúde público está em situação de pré-colapso e que a medida vem após aumento de casos da doença no estado, após as festas de fim de ano.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirma que vai seguir o decreto estadual, não descarta mais medidas restritivas e pede para que as pessoas com esquema vacinal incompleto procurem as unidades de saúde.
Além disso, a capital baiana divulga estratégia de vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.
Para o virologista e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, Gúbio Soares, a redução do número de pessoas em eventos fechados diminui a circulação do vírus. O novo decreto do governo do estado vai ser publicado no diário oficial desta terça (11).