Pouco mais de dois meses após as fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, moradores ainda tentam retornar em suas casas. Apenas em Porto Alegre, 1.500 pessoas continuam em abrigos. Em todo o Estado, passam de 6 mil o número de desabrigados.
Nesta segunda-feira (1), a concessionária que administra o aeroporto Salgado Filho concluiu a limpeza do Piso 1 do terminal de passageiros. A previsão é de que os embarques e desembarques sejam retomados na segunda quinzena do mês de julho, embora os voos continuam a sair de Canoas-RS.
No entanto, o Ministério de Infraestrutura informou que os voos deverão ocorrer no Salgado Filho apenas em dezembro, devido a danos na pista provocados pelas inundações.
No início do mês de junho, uma vistoria realizada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, constatou que o asfalto da pista do aeroporto está esfarelando e, por isso, a retomada dos voos no local deverá demorar a ocorrer.
O aeroporto fico submerso durante o mês de maio e parte de junho e o custo estimado para a reconstrução do principal aeroporto do Rio Grande do Sul será de, pelo menos, R$ 3 bilhões.