Marcada para ocorrer, majoritariamente, no dia 5 de novembro de 2024, as eleições nos Estados Unidos já acontecem em algumas localidades que passaram a enviar cédulas no correio para que eleitores possam enviar seus votos de maneira antecipada.
Estados como a Carolina do Norte já iniciaram os envios das cédulas de votação na última sexta-feira (9). No entanto, além dos norte-americanos que não irão ao local de votação, mas que votarão de casa, existem aqueles que também não irão ao local de votação por estarem no espaço.
É o caso de Barry Wilmore e Sunita Williams, os astronautas que deveriam passar oito dias no espaço, mas que estão em órbita na EEI desde o início do mês de junho por conta de um problema na espaçonave que traria os profissionais de volta à Terra.
No ano de 1997, o estado do Texas aprovou um projeto de lei que permite que astronautas que estejam em órbita possam depoistar seus votos nas eleições federais norte-americanas.
O processo ocorre da seguinte forma: o voto dos astronautas passa de um Satélite de Rastreamento e Retransmissão de Dados para uma antena no Complexo White Sands, localizada no estado do Novo México.
Depois, a cédula com o voto é enviada para o Centro de Controle de Missão da Nasa, em Houston, no Texas, que retransmite a escolha política dos astronautas que votaram para os condados responsável pelos votos.
De modo a garantir o sigilo dos votos, somente um colaborador da Nasa que realiza a retransmissão da cédula sabe quais foram as escolhas dos astronautas.