A Sabesp inicia nesta terça-feira (14) uma série de testes e inspeções nas redes de esgoto de Itanhaém e Guarujá, com o objetivo de identificar ligações clandestinas de despejo água pluvial nos dutos operados pela companhia.
O problema tem sobrecarregado os sistemas da empresa em uma região onde a cobertura de rede de drenagem é baixa, favorecendo a ocorrência de conexões irregulares. Em época de chuvas fortes, a manobra faz entrar água pluvial em excesso na rede de esgoto, o que pode provocar vazamentos nas ruas, segundo a Sabesp.
A companhia diz que está em contato com as prefeituras para tentar buscar uma solução. O litoral paulista tem passado por uma crise na saúde pública após um surto de virose, que ainda está sendo investigado.
O trabalho de inspeção será realizado com o método que libera uma fumaça inofensiva à saúde em bueiros. O gás poderá aparecer em pontos como ralos, pias, tanques e caixas de inspeção, indicando possíveis problemas nas instalações.
Além disso, os técnicos vão aplicar um corante para ajudar a identificar possíveis falhas nas tubulações das residências. A substância será despejada diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção, possibilitando o rastreamento da água colorida pelas redes de esgoto.
A Sabesp esclarece que o teste não oferece nenhum tipo de risco à saúde dos moradores.