O compositor japonês Ryuichi Sakamoto, vencedor do Oscar pela trilha sonora do filme “O Último Imperador”, morreu aos 71 anos na última terça-feira (28). A informação foi divulgada nas redes sociais do músico neste domingo (2).
A Commons, gravadora fundada por Sakamoto, “enquanto passava por um tratamento para o câncer descoberto em junho de 2020, ele continuou a criar trabalhos em seu estúdio caseiro sempre que sua saúde permitia”, disse em comunicado.
De acordo com a empresa, o desejo do músico era de ter um funeral com seus familiares próximos e essa decisão foi respeitada.
Ryuichi Sakamoto nasceu em 1952 e, desde os 10 anos de idade, já criava as próprias canções. Ele estudou na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio, no Japão, onde se formou em composição. Posteriormente, fez mestrado em música.
O músico foi diagnosticado com câncer na garganta ainda em 2014. Após realizar tratamento, Sakamoto chegou a voltar ao trabalho. Em 2021, ele revelou um segundo diagnóstico de câncer.