As sanções econômicas anunciadas pelas potências do Ocidente preocupam a população russa e provoca uma corrida aos bancos do país nesta segunda-feira (28). Em Moscou, filas enormes foram registradas nas proximidades de agências e caixas eletrônicos.
Os cidadãos tentar converter rubros em dólares pra conter a desvalorização cambial. O saque de grandes quantidades para evitar um possível confisco das conta também foi registrado.
O rubro registra forte desvalorização nos últimos dias por conta das sanções econômicas e a saída de dólares do país de Vladimir Putin.
Em Moscou, alguns sistemas digitais de pagamento estão sem sistema, ou inoperantes.
Caso o conflito perdure por mais dias, já foi anunciado pelos bancos internacionais e países que se opõe à invasão russa, que novas medidas econômicas serão adotadas para dificultar ainda mais o financiamento russo da guerra, o que traria mais danos para a economia da Rússia.
Nesta segunda, o Banco Central russo anunciou o aumento da taxa básica de juros para 20%, tentando conter a desvalorização da moeda local e atraindo capital de estrangeiros especulativos.