Rússia suspende embargo à carne brasileira após caso atípico de “vaca louca”

Itamaraty anunciou retomada da venda para os russos, que compraram US$ 165 milhões no ano passado

BandNews FM

Rússia suspende embargo à carne brasileira após caso atípico de “vaca louca”
Agência Brasil

O governo da Rússia retirou o embargo à carne bovina brasileira produzida no Pará e que estava em vigor desde 1º de março. Nesta sexta-feira (7), o Itamaraty celebrou o retorno das vendas para os russos, que compraram US$ 165 milhões no ano passado.

A produção paraense estava embargada por causa de um diagnóstico do “mal da vaca louca” que foi diagnosticado no dia 22 de fevereiro. Análise laboratorial posterior indicou para um caso atípico, de um animal envelhecido e de uma pequena propriedade.

A retomada ocorre ainda após técnicos da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) confirmarem o diagnóstico atípico.

Documentos foram entregues para as autoridades russas e contaram com a colaboração do Ministério da Agricultura e Pecuária, além do Itamaraty no processo de retomada das vendas.

As exportações brasileiras também foram suspensas por China, Irã e Filipinas quando do diagnóstico do “mal da vaca louca”.

A China anunciou há duas semanas a retomada da compra da carne brasileira depois que comitiva brasileira visitou o país. Os chineses comprar quase metade da produção de carne bovina.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.