Rússia não aceitará mais pagamentos em dólar ou euro por gás natural

Decisão foi tomada pelo presidente Vladimir Putin como reação às sanções econômicas aplicadas por países do Ocidente

BandNewsFM

Segundo Putin essa é uma reação às sanções econômicas aplicadas por países do Ocidente
Foto: Reuters

O presidente da Rússia anuncia que o país deixará de aceitar pagamentos em dólares ou euros pelo fornecimento de petróleo e gás à União Europeia e aos Estados Unidos.

Segundo Vladimir Putin, a medida entrará em vigor em uma semana e foi tomada como forma de reagir ao congelamento de ativos russos por parte dos países ocidentais.

Até agora, quase 300 bilhões de dólares de reservas russas no exterior foram congelados por países ocidentais.

Apesar da mudança, Putin garantiu que a produção e as entregas de petróleo e gás, bem como os preços dos produtos, não sofrerão alteração.

Em resposta, durante pronunciamento no Parlamento Europeu, a presidente da Comissão Europeia prometeu, nesta quarta-feira (23), discutir com o presidente Joe Biden como priorizar a entrega de gás natural dos Estados Unidos para a União Europeia nos próximos meses.

Ursula von der Leyen ainda afirmou que Vladimir Putin se tornou o pior inimigo do povo russo. E responsabilizou o presidente da Rússia pelas sanções que estão, segundo ela, asfixiando a economia do país.

Ela ainda disse que a bandeira da Ucrânia hoje significa liberdade e parabenizou a forma como a população ucraniana tem reagido aos invasores.

Também nesta quarta, em pronunciamento no Parlamento da França, o presidente da Ucrânia citou os ideais da Revolução Francesa, liberdade, igualdade e fraternidade, ao fazer um apelo por ajuda militar e mais sanções contra a Rússia.

Volodymyr Zelensky ainda cobrou que empresas francesas como a Renault e a Leroy Merlin deixem o mercado russo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.