Uma comitiva russa chegou à Belarus neste domingo (27) para negociar com a Ucrânia medidas que permitam um cessar-fogo. As agências de notícias da Rússia afirmam que a equipe é composta por funcionários do Ministério das Relações Exteriores e representantes do gabinete da Presidência. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se pronunciou dizendo que a Belarus não é um local neutro e, por isso, não entrará em negociação.
Zelensky apontou que os ataques russos foram feitos em território bielorusso e que estará aberto para conversar em ambientes neutros que não tenham feito parte das agressões aos ucranianos.
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que as tropas dessem pausas na sexta-feira (25), o político buscava um acordo com o governo da Ucrânia, mas a falta de um consenso fez com que os militares continuassem a avançar no sábado (27). Os órgãos oficiais ucranianos informaram que não se recusaram a conversar, mas que os pedidos russos eram inviáveis e não havia possibilidade de ceder.
No último sábado (27), a União Europeia e os Estados Unidos divulgaram o banimento de bancos russos do sistema financeiro swift. A sanção atinge 70% do sistema bancário e é uma das mais impactantes que pode ser aplicada à Rússia.