A Rússia iniciou nesta quinta-feira (10) um exercício militar de dez dias em Belarus com cerca de 30 mil tropas. Segundo o porta-voz das Forças Armadas dos Estados Unidos, John Kirby, Moscou segue aumentando o contigente militar na fronteira com a Ucrânia.
Os exercícios serão realizados em vários pontos de Belarus e o governo russo não revelou o número total de tropas deslocadas para a região. Em comunicado, porta-voz de Putin indicou que a ação é para proteger a área de possíveis agressões externas.
Já os Estados Unidos divulgaram nesta quinta o envio de caças F-15, com capacidade superior de alcance e manobra, para as fronteiras da Polônia com a Ucrânia e a Rússia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que as movimentações russas são uma forma de "tortura psicológica" e que tornou a circulação marítima difícil na região com o envio de navios de guerra para o Mar Negro.
A França realizou um encontro na segunda-feira com Vladimir Putin e o chefe de governo da Ucrânia em uma tentativa de promover a diplomacia e apaziguar a tensão no leste europeu.