Rússia encerra acordo de exportação de grãos produzidos pela Ucrânia

O pacto evitou uma grande crise alimentar e alta nos preços mundiais dos alimentos

Rádio BandNews FM

Rússia encerra acordo de exportação de grãos produzidos pela Ucrânia
Rússia encerra acordo de exportação de grãos produzidos pela Ucrânia
Ueslei Marcelino/Reuters

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (17) o encerramento do acordo de exportação de grãos produzidos pela Ucrânia. O pacto contribuía para o equilíbrio do preço global de alimentos e chegou a reduzir os valores internacionais dos grãos em 20%.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou à imprensa que o acordo terminou hoje e ainda acrescentou que “ quando a parte do pacto relacionada à Rússia for implementada, a nação vai retomar imediatamente o cumprimento do que havia sido acordado.

O país, comandado por Vladimir Putin, já vinha ameaçando a quebra do contrato por restrições ao transporte marítimo que prejudicam as exportações de alimentos e fertilizantes da Rússia.  

Durante uma conversa com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, o mandatário russo disse que os objetivos não haviam sido cumpridos.

“Putin destacou que as obrigações estabelecidas no memorando entre Rússia e ONU sobre a retirada dos obstáculos para a exportação de alimentos e fertilizantes russos ainda não foram cumpridas”, anunciou o Kremlin.

O acordo foi intermediado pela Organizações da Nações Unidas e pela Turquia no ano passado. Ele visava garantir que os navios são seriam atacados ao entrar e sair dos portos na Ucrânia.

Com a decisão informada pelas autoridades russas, a previsão da ONU é de que preços voltem a disparar, assim como a insegurança alimentar global.