Rússia é vetada da abertura olímpica e atletas vão competir sem hino e bandeira

Além do país comandado por Vladimir Putin, a Bielorrússia também não participará do evento que marca o início dos Jogos nesta sexta-feira (26); causa dos impedimentos são os conflitos na Ucrânia

BandNews FM

A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris não deverão contar com a presença das delegações da Rússia e de Belarus. Programada para acontecer nesta sexta-feira (26), as 14h no horário de Brasília, os atletas que participarão da competição internacional serão apresentados como "atletas individuais neutros".

As sanções impostas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) ocorreram em decorrência da guerra que acontece na Ucrânia, com a invasão da Rússia no território ucraniano. 

Além dos competidores nascidos no país comandado por Vladimir Putin, os atletas de Belarus também vão competir sob a alcunha de "atletas neutros". O país é considerado aliado da Rússia no conflito que ocorre no leste europeu.

Hinos e bandeiras - tanto da Rússia quanto de Belarus -, além de qualquer manifestação política, também serão vetados caso algum atleta destes países vençam qualquer competição em Paris.  

A bandeira que os atletas provenientes da Rússia e de Belarus terão de usar leva um tom de azul esverdeado com uma sigla em destaque "AIN", do inglês 'Individual Neutral Athlete" - ou "atleta individual neutro", na tradução livre.

Caso estes atletas vençam suas competições e subam ao pódio, será introduzido um 'hino específico' para a celebração dos "atletas individuais neutros". 

Tópicos relacionados