Após mais de 140 dias de conflito, a Rússia e a Ucrânia fecharam, na manhã desta sexta-feira (22), um acordo para exportação de grãos pelo Mar Negro, localizado ao Sul da fronteira entre os países.
O pacto foi assinado por ministros dos dois governos e libera a reabertura dos portos localizados na Ucrânia para exportação de matéria-prima.
Em decorrência do conflito, a Rússia assumiu o controle da grande maioria das cidades portuárias do país vizinho.
O anuncio foi realizado durante uma cerimônia liderada pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, que ficaram responsáveis pela comunicação durante todo o processo.
Os governos da Rússia e da Ucrânia se recusaram a estar no mesmo ambiente e, desta forma, a presença dos ministros da Defesa e da Infraestrutura de ambos foram enviados a Istambul para o evento de assinatura.
A reabertura dos portos ucranianos de Odessa, Chernomorsk e Yuzhny deve permitir a vazão de um volume significativo de exportações de alimentos produzidos pela Rússia e grãos da Ucrânia que estavam bloqueados por causa da guerra, iniciada no dia 24 de fevereiro.
A ONU informa que o acordo deve passar a valer em algumas semanas. O evento foi realizado na Turquia que, mesmo sendo integrante da OTAN, tem boas relações com as nações e atuou como mediador.