Rússia ataca Kiev, prédio residencial é atingido e Zelensky fala em resistência

Ofensiva russa contra a capital ucraniana é estratégica para pressionar por um acordo de cassar fogo

BandNews FM

Prédio residencial foi atingido por míssil russo nas proximidades do aeroporto de Kiev. Foto: Reuters
Prédio residencial foi atingido por míssil russo nas proximidades do aeroporto de Kiev.
Foto: Reuters

A Rússia iniciou intensos ataques contra Kiev, a capital ucraniana, no terceiro dia de combates após a invasão da Ucrânia ordenada por Vladimir Putin. Neste sábado (26), um prédio residencial foi atingido por um míssil.

Imagens mostram que o artefato russo atingiu entre o 18º e 21º andar. A construção fica próxima ao aeroporto de Kiev e foi esvaziado após o ataque. Não há informações de mortos na ação, mas um número indefinido de pessoas ficou ferido.

A Rússia disse que lançou ataques contra estruturas militares da Ucrânia e tenta dominar a capital ucraniana para forçar uma negociação de cessar fogo.

Segundo as autoridades ucranianas, o país tem resistido as investidas e o exército ucraniano continua a lutar para impedir o avanço das tropas russas.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que 35 pessoas ficaram feridas, sendo duas crianças, por conta dos ataques da madrugada e manhã de sábado na Ucrânia.

Em uma postagem no Twitter, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o país não vai baixar as armas e conclamou os cidadãos a continuarem resistindo. O vídeo de Zelensky teria sido gravado em frente ao escritório presidencial no país, diminuindo rumores de que o presidente ucraniano teria deixado o país.

Nesta sexta-feira (25), após um dia de muitos bombardeios, Rússia e Ucrânia deram sinais de que aceitariam discutir um cessa fogo, mas o local e a data para as discussões de paz ainda são dúvida. Moscou defende as conversar aconteçam na Belarus, enquanto Kiev prefere que as negociações sejam conduzidas na Polônia.