A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (16) as expectativas do mercado financeira sobre a 'super-quarta'. Nesta semana, o Comitê de Política Monetária do Banco Central irá analisar a taxa de juros da economia brasileira.
É esperado que o órgão aumente em 0.25 ponto percentual a taxa Selic. Ou seja, os juros deverão atingir a marca de 10.75%. No mesmo dia, os Estados Unidos também vão analisar sua taxa de juros - mas devem realizar o primeiro corte desde o início da pandemia de Covid-19.
"Estados Unidos vão começar a cortar juros e isso já fará com que investimentos que estejam por lá, saiam em busca de rendimentos mais atraentes. Impulsiona o Brasil como candidato a receber essa 'grana'", disse.
Juliana Rosa explicou que a economia brasileira encontra-se aquecida de uma maneira além da que é capaz de suportar. Ou seja, gera-se inflação. "A discussão é: porque ela está aquecida?", questionou.
A jornalista pontuou que os investimentos estão crescendo, mas não acompanham o aumento do consumo, além do governo que passou a estimular a economia ao aumentar os gastos públicos.
"A economia não está crescendo só por questões estruturais, porque o mercado de trabalho está mais robusto, porque o pó-pandemia veio com mudanças positivas como trabalho on-line e ganhos de eficiência, [...] o que se fala é o que a economia brasileira tem capacidade de crescer 2% ou 2,5% sem gerar inflação. A gente cresce acima de 3% e gera inflação", pontuou.