A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, informou durante a manhã desta segunda-feira (23) que o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, irá se reunir com representantes de agências de classificação de risco para tratar sobre a avaliação do Brasil.
É esperado que o político se encontre com as agências Moody's - que, no primeiro semestre, atualizou cima a perspectiva da nota de crédito do Brasil - e a Standard & Poor's.
De acordo com a jornalista, o país busca recuperar o selo de bom pagador através de uma melhora no 'rating' - nota dada pelas agências para o grau de confiabilidade das economias locais.
A ação poderia facilitar a chegada de investimento estrangeiro e dar força à economia, já que grandes fundos de investimentos podem apenas aportar recursos em economias que são bem avaliadas pelas agências de risco e que apresentam um alto grau de confiabilidade.
Neste momento, o Brasil está a dois degraus de atingir o selo de bom pagador na avaliação das três maiores agências do mundo. Um dos principais pontos defendidos pelas agências é uma melhora no quadro fiscal do Brasil.