Rosa: Brasil consegue sustentar alto crescimento com baixa inflação? Há duvidas

Colunista analisou as recentes notícias sobre um possível crescimento de 2,5% da economia brasileira; inflação preocupa Banco Central e pode exigir nova alta nos juros para conter a taxa inflacionária

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou nesta quarta-feira (14) os dados de inflação no Brasil e as vendas no varejo brasileiro, que registrou queda de 1% em apenas um mês.  

As previsões médias, no entanto, apontavam para uma ligeira queda de 0,1%. Ou seja, o número divulgado foi bem pior que o previsto incialmente.

Rosa aponta que há uma relação da expectativa da ligeira queda com as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Após a tragédia, muitos brasileiros fizeram estoque de mantimentos.  

Isso explica o crescimento no mês de maio. Em junho, era imaginado que a pequena queda ocorresse numa espécie de compensação.

Essa alta nas compras, aliado ao mercado de trabalho aquecido, faz com que haja uma preocupação com a inflação no país. Recentemente, o diretor do Banco Central Gabriel Galípolo, afirmou que há a possibilidade do órgão em aumentar a taxa de juros para conter a inflação.

Na análise da jornalista, há uma certa dúvida sobre a capacidade do Brasil em sustentar o crescimento, esperado para ser de 2,5% neste ano, com uma baixa taxa de inflação.

Tópicos relacionados