Rosa: Corte de juros nos EUA pode valorizar o Real, conter a inflação e segurar a Selic

Colunista falou sobre as sinalizações que a economia norte-americana passou a dar em relação ao início do corte de juros; desvalorização do dólar pode ajudar o Banco Central do Brasil a controlar a Selic

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta terça-feira (20) sobre o possível início do ciclo de corte de juros nos Estados Unidos. Com a sinalização da economia norte-americana de passar a diminuir os juros, é esperado que o dólar passe a se desvalorizar.

Com isso, segundo a analista, o Real pode ter uma preferência em relação aos grande investidores. Recentemente, um grande movimento no fluxo de entrada de recursos estrangeiros na Bolsa de Valores do Brasil - o que causou um recorde histórico na pontuação do índice - mostra que há uma preferência por investimentos na economia brasileira.

Caso o ciclo de corte de juros na economia dos Estados Unidos comece no próximo mês, o Real pode se valorizar e ajudar a diminuir a pressão inflacionária existente na moeda brasileira.

Nos últimos dias, o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, havia indicado que o órgão poderia retomar o ciclo de aumento de juros como uma forma de 'segurar' a pressão sobre a inflação.

Rosa afirma que, caso o dólar perca valor no mercado global e o Real passe a se valorizar, há uma possibilidade da pressão inflacionária diminuir e que o Banco Central não precise subir a taxa Selic.

Tópicos relacionados