Rosa: Brasil deve atrair investimentos com o início do corte de juros nos EUA

Colunista analisou os recentes dados sobre inflação e corte de juros na maior economia do mundo; tendência de que norte-americanos não sofram com uma recessão ajuda no futuro econômico brasileiro

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta quinta-feira (15) os recentes dados sobre a economia norte-americana. Com a diminuição no risco de recessão, a especialista defende que o Brasil pode se beneficiar com o início do corte de juros.

Rosa ressalta que os ânimos com o futuro econômico do Brasil estão em alta após a divulgação da inflação oficial dos Estados Unidos. Com um número abaixo do previsto, a bolsa de valores brasileira bateu recorde e a cotação do dólar seguiu abaixo dos R$ 5,50.

O cenário nos Estados Unidos fortalece a percepção de que a economia norte-americana deverá crescer mais devagar e perder fôlego, mas não a ponto de entrar numa recessão.

"Hoje vão sair novos dados da economia norte-americana e isso fortalece o cenário de que os Estados Unidos cresçam menor, e isso acaba nos favorecendo", disse.

As consequências de uma possível recessão da Casa Branca seriam ruins, como a queda de produtos básicos - os quais ha uma enorme exportação brasileira -, além da diminuição do consumo global.

“O cenário ideal é um meio termo, onde os Estados Unidos cresçam devagar, mas continuem crescendo, e com isso há espaço para que os juros comecem a cair”, pontuou a jornalista.

"Quando começarem a cortar juros no mês que vem, afastando o risco de recessão, a expectativa é que o dólar perca força, já que o dinheiro começa a sair de lá em busca de países que paguem juros maiores. Brasil, forte candidato com 10,5%", completou.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.