Rosa: Aumento na conta de luz deve obrigar BC a aumentar os juros para conter inflação

Economista pontuou que bandeira vermelha e aumento da tarifa de energia pode impactar em até 0,5 ponto percentual o índice inflacionário do país; meta da inflação encontra-se próximo do limite

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou durante o programa Entre Nós, nesta segunda-feira (2), quais serão os impactos na economia após o anúncio do governo de que a conta de luz ficará mais cara a partir de hoje.

Em decorrência da escassez de chuva e do clima seco, além das altas temperaturas, o governo federal anunciou que irá mudar a bandeira tarifária para vermelha patamar 2.

Trata-se da primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada. A representação das cores verde, amarela e vermelha (em patamar 1 e 2) indicam o custo da energia elétrica.  

"Governo disse que 70% das termelétricas foram ligadas por conta do baixo nível de reservatórios. A geração de energia através da água é mais barata, menos poluente, mas não vai ser suficiente para dar conta do abastecimento de energia", disse.

"Já há cálculos apontando que a previsão de inflação neste ano sobe 0,5 ponto percentual por conta da conta de luz mais cara. [...] Tome pressão no Banco Central, e com o anúncio da energia elétrica, parece estar inevitável subir juros no Brasil", completou.

Tópicos relacionados