O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, confirmou nesta quinta-feira (1º) que o advogado Cristiano Zanin será o indicado de Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Cabe ao presidente da República indicar ao Senado Federal o substituto de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.
“Avalio positivamente, é alguém que reúne condições e tem os predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal, e é essa avaliação que o colegiado do Senado terá a oportunidade de fazer”, disse Pacheco ao chegar à sede do Legislativo.
A indicação era esperada há semanas. A colunista da BandNews FM Mônica Bergamo conversou com auxiliares de Lula que afirmaram que a nomeação será publicada no Diário Oficial a qualquer momento.
Ao longo da semana, aliados do petista fizeram chegar ao Palácio do Planalto que Zanin será aprovado e não encontrará dificuldades na sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
“Já conversei com Davi Alcolumbre, que dará andamento à mensagem na Comissão de Constituição e Justiça”, garantiu Pacheco. Alcolumbre é o presidente da CCJ e será quem define a data para sabatina do indicado.
Cristiano Zanin foi o advogado de Lula nos processos da Operação Lava Jato e conseguiu a anulação das ações contra o presidente. O defensor era visto como uma nomeação natural e esperada pela proximidade entre ambos.
A nomeação oficial pode ocorrer ainda nesta quinta, já que o presidente Lula tem uma reunião com o senador Davi Alcolumbre às 17h no Palácio do Planalto.