Rodrigo Orengo: Contra déficit trilionário, Congresso volta a pautar reforma da Previdência

Colunista repercute andamento de projeto que pretende igualar as previdências estaduais e municipais com a federal, de acordo com a última reforma aprovada pelo Parlamento, em 2019

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, repercutiu durante a manhã desta sexta-feira (25) sobre o projeto de reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional - tema voltou a pauta dos parlamentares.

De acordo com o jornalista, a medida - que já passou pelo Senado e encontra-se sob análise da Câmara - tem como objetivo igualar as previdências estaduais e municipais com a federal, segundo critérios estabelecidos pelo Parlamento, em 2019.

"A regra (que estabelece novas diretrizes para a Previdência) não é seguida pela maioria dos Estados e prefeituras. Isso tem um custo que é trilionário. Dos municípios, R$ 1 trilhão de déficit. Dos estados, mais de R$ 3 trilhões", informou.

Antes, os servidores homens tinham a possibilidade de se aposentar com 60 anos, com 20 anos de contribuição, e as mulheres com 55 anos, também com 20 anos de contribuição.

Atualmente, servidores homens precisam ter 65 anos de idade, com 25 anos de contribuição, e mulheres com 60 anos, também com 25 anos de contribuição.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.