O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, falou durante a manhã desta quinta-feira (3) sobre a provável compra de uma nova aeronave presidencial a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o jornalista, a compra de um novo avião para utilização do chefe do Executivo federal depende da criação de um crédito suplementar, e esta medida depende do aval do Congresso.
Em um momento em que os congressistas cobram responsabilidade fiscal, há poucas chances do Congresso aprovar a compra de um avião.
Atualmente, a aeronave presidencial utilizada foi fabricada em 2005 é considerado um avião seguro. No início da semana, a atual aeronave - chamada de VC-1 - apresentou um problema técnico após a decolagem, na Cidade do México.
Um dos pontos abordados por Lula enquanto esteve no avião que encontrava-se com pane, ao sobrevoar a Cidade do México, o presidente afirmou que precisava de uma aeronave com maior autonomia.
A compra de um novo avião já havia sido comentada pelo presidente no último ano, mas o alto custo de R$ 400 milhões impossibilitou que a medida prosperasse. Após a pane registrada no início da semana, a medida voltou a ser discutida e apoiada pelo presidente Lula.