Rodrigo Orengo

Rodrigo Orengo: 'Centrão' sai fortalecido e reivindicará espaço no governo Lula

Colunista destaca o crescimento de partidos de centro; com aumento no número de comando de prefeituras, legendas deverão solicitar maior protagonismo na Esplanada

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Rodrigo Orengo

Diretor de jornalismo da Band em Brasília. Formado em Jornalismo pela PUCRS, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e curso de Filosofia Política pela Universidade de Oxford, Rodrigo Orengo participa diariamente do noticiário da manhã da BandNews FM.

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (7) as repercussões das eleições municipais que ocorreram ao redor do país no último domingo.

Com o crescimento no número de prefeituras comandadas por partidos de centro, o jornalista afirma que as consequências desse movimento será sentido pelo governo federal.

"São partidos pragmáticos, que fazem muito bem essa política de resultados. PSD é um fenômeno, tem pouco mais de 10 anos de existência e hoje é o maior partido em número de prefeituras. Superou o MDB. Tem formação de Câmaras de Vereadores bem significativas", disse.

O PSD venceu a prefeitura de 878 cidades pelo país e tornou-se o maior partido do Brasil. A sigla ultrapassou o MDB, que venceu 847 prefeituras. Mesmo com a realização do segundo turno, o MDB não conseguirá ultrapassar a legenda comandada por Gilberto Kassab.

"Esses partidos vão ganhar mais força no cenário eleitoral. São partidos que estão no governo federal e que vão pedir mais espaço. Saíram com mais musculatura e vão reivindicar isso na esfera de poder", pontuou.

Orengo ainda destacou a força de mobilização dos partidos, as grandes estruturas partidárias e a utilização do fundo partidário. "O que é mais relevante é a liberação das chamadas emendas. Toda essa mudança na esfera da relação do governo federal e Congresso Nacional", concluiu.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.