Rodrigo Orengo

Rodrigo Orengo: 'Centrão' sai fortalecido e reivindicará espaço no governo Lula

Colunista destaca o crescimento de partidos de centro; com aumento no número de comando de prefeituras, legendas deverão solicitar maior protagonismo na Esplanada

Rodrigo Orengo

Diretor de jornalismo da Band em Brasília. Formado em Jornalismo pela PUCRS, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e curso de Filosofia Política pela Universidade de Oxford, Rodrigo Orengo participa diariamente do noticiário da manhã da BandNews FM.

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (7) as repercussões das eleições municipais que ocorreram ao redor do país no último domingo.

Com o crescimento no número de prefeituras comandadas por partidos de centro, o jornalista afirma que as consequências desse movimento será sentido pelo governo federal.

"São partidos pragmáticos, que fazem muito bem essa política de resultados. PSD é um fenômeno, tem pouco mais de 10 anos de existência e hoje é o maior partido em número de prefeituras. Superou o MDB. Tem formação de Câmaras de Vereadores bem significativas", disse.

O PSD venceu a prefeitura de 878 cidades pelo país e tornou-se o maior partido do Brasil. A sigla ultrapassou o MDB, que venceu 847 prefeituras. Mesmo com a realização do segundo turno, o MDB não conseguirá ultrapassar a legenda comandada por Gilberto Kassab.

"Esses partidos vão ganhar mais força no cenário eleitoral. São partidos que estão no governo federal e que vão pedir mais espaço. Saíram com mais musculatura e vão reivindicar isso na esfera de poder", pontuou.

Orengo ainda destacou a força de mobilização dos partidos, as grandes estruturas partidárias e a utilização do fundo partidário. "O que é mais relevante é a liberação das chamadas emendas. Toda essa mudança na esfera da relação do governo federal e Congresso Nacional", concluiu.

Tópicos relacionados