RJ: Prefeitura anuncia corte de imposto em lojas do Aeroporto Tom Jobim

Autoridades do estado tentam recuperar protagonismo do terminal internacional, que possui fluxo menor que outros aeroportos

Rádio BandNews FM

RJ: Prefeitura anuncia corte de imposto em lojas do Aeroporto Tom Jobim
A declaração foi divulgada durante a 14ª edição do movimento "Reage Rio!".
Foto: Alexandre Macieira/Riotur

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (24) a isenção da cobrança de ISS das lojas que operam no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O objetivo é tentar recuperar o protagonismo do terminal.

A declaração de corte do imposto foi divulgada durante a 14ª edição do movimento "Reage Rio!", que debate o melhor modelo de exploração da infraestrutura do aeroporto.

O governador Cláudio Castro também participou do evento e disse que pretende reduzir o ICMS cobrado sobre o combustível de aviação, que atualmente é de 7%.

Apesar da disponibilidade, o governo dependeria de uma autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para isso por conta do regime de recuperação fiscal em que o Estado do Rio se encontra.

O governador também se reuniu com Eduardo Paes e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tentar encontrar uma forma de equilibrar a quantidade de voos e passageiros recebidos no Santos Dumont. O aeroporto, que possui estrutura inferior, tem um fluxo maior do que o terminal internacional.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim tem capacidade para receber anualmente 37 milhões de passageiros. No entanto, em 2022, a estrutura recebeu menos de 6 milhões. Em contrapartida, o Santos Dumont recebeu no ano passado cerca de 10 milhões de passageiros.

Tópicos relacionados