O candidato a reeleição no Rio de Janeiro, Cláudio Castro, do PL, mantém a liderança das intenções de votos na disputa para o governo estadual, como indicam as pesquisas divulgadas neste sábado (1º).
Segundo o Datafolha, o governador tem 44% dos votos válidos, mesmo porcentual observado no estudo publicado pelo instituto no dia 29. Já no Ipec, o político do Partido Liberal tem 47% das intenções de voto, uma queda de um ponto porcentual em relação à última pesquisa.
Já Marcelo Freixo, do PSB, aparece com 28%, uma redução de três pontos porcentuais, segundo o Ipec, e com 35%, segundo o Datafolha, o que representa um aumento de quatro pontos porcentuais em relação à última pesquisa.
Ainda de acordo com as duas pesquisas, Rodrigo Neves, do PDT, tem 11%.
Segundo o Ipec, Paulo Ganime, do Novo, 3%, e Cyro Gargcia, do PSTU, 4%. Já Wilson Witzel, do PMB, Eduardo Serra, do PCB, Juliete Pantoja, da Unidade Popular, aparecem com 2%. Luiz Eugênio do PCO registrou 1%.
Votos brancos, nulos e eleitores indecisos não são contabilizados no cálculo de votos válidos.
A pesquisa Ipec mostrou que em um eventual segundo turno, Cláudio Castro teria 48%, enquanto Marcelo Freixo 33%.
O Ipec ouviu 2 mil pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro em 45 cidades. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral com o número RJ-01526/2022.
Já pelo Datafolha, Paulo Ganime, do Novo, tem 4%. Juliete Pantoja, da Unidade Popular, Eduardo Serra, do PCB, e Wilson Witzel, PMB, registra 2% das intenções. Enquanto Cyro Garcia, do PSTU, e Luiz Eugênio, do PCO, aparecem no levantamento com 1%.
Em um eventual segundo turno entre Castro e Freixo, o atual governador teria 46% e o deputado federal é citado 40%.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Datafolha ouviu 2.550 pessoas entre 30 de setembro e 1º de outubro, em 40 municípios fluminense, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-07599/2022.