A secretaria municipal de saúde do Rio deve contratar cerca de 350 profissionais para reforçar o atendimento nas UPAs por causa do surto de gripe. A autorização foi publicada no Diário Oficial.
De acordo com a pasta, todas as unidades municipais estão atendendo com capacidade máxima, mas nesta terça-feira (07), em algumas UPAs, como na de Rocha Miranda na Zona Norte, por exemplo, faltavam médicos, de acordo com pacientes. A mesma unidade chegou a registrar confusão um dia antes.
Para tentar desafogar a demanda, a capital fluminense vai abrir três centros de atendimento nesta quarta-feira (08), na Zona Norte: nas Vilas Olímpicas do Complexo do Alemão e de Honório Gurgel e no Complexo de Saúde Rodolpho Rocco, em Del Castilho. O Estado também adotou medida semelhante e tem conseguido otimizar o atendimento com três tendas montadas em Marechal Hermes e Tijuca, na Zona Norte, e Botafogo, na Zona Sul.
A Prefeitura do Rio espera a chegada de novas doses para retomar a vacinação, que está suspensa desde sábado (04) por falta de doses. O Ministério da Saúde chegou a afirmar que entregaria 160 mil doses para o Governo do Estado distribuir aos 92 municípios, na segunda-feira (06). A pasta, porém, voltou atrás e enviou um novo comunicado dizendo que o lote será destinado ao Rio até o fim da semana.