RJ: 22% dos presos não retornam aos presídios após "saidão" de fim de ano

Pesquisa aponta que 77% da população aprova a retirada do benefício

BandNews FM

Mais de 20% dos presos não retornam aos presídios após “saidão” de fim de ano no RJ Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Mais de 20% dos presos não retornam aos presídios após “saidão” de fim de ano no RJ
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A lei que permite a saída temporária de detentos no regime semiaberto para recesso de final de ano entra em debate com o Projeto de Lei que pretende extinguir esse benefício.

Os dados da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro mostram que dos 3.187 detentos que utilizaram do chamado “saidão”, 687 não retornaram aos presídios. O número representa 22% do total. Já em São Paulo, este percentual é bem menor: 4%.

Segundo especialistas na área da segurança pública, o recesso de fim de ano faz com que muitos dos detentos não retornem para os presídios.

O PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto deste ano, passando agora para decisão do Senado. No Plenário, o placar foi de 311 votos favoráveis e 98 contrários.

Para o consultor em Segurança Pública Paulo Sotorani, também é preciso monitorar os detentos que deixam provisoriamente o sistema carcerário.

Existe uma pressão popular para que este projeto seja aprovado. Uma pesquisa realizada pelo Data Senado mostrou que 77% das pessoas aprovam a medida da retirada deste benefício. No entanto, especialistas apontam o risco do chamado populismo penal.