As unidades municipais de saúde do Rio registraram queda de 26% na procura por atendimento de pacientes com síndrome gripal na semana passada, na comparação com a semana anterior.
O número foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na última segunda-feira (31), que também nota a redução de casos confirmados de Covid-19.
Diante da explosão de casos da variante Ômicron, a capital registrou pelo menos 10 mil testes positivos diários por 12 dias consecutivos.
Em contrapartida, os números estão em queda desde o dia 21 de janeiro. Na última segunda-feira (31), por exemplo, foram poucos mais de 1700 contaminados.
A Secretaria Estadual informou também que a quantidade de novos casos diários no estado é 181% maior do que o número do mesmo período no ano passado, mas que o total de internações caiu em 78,9%, acompanhado de uma queda de 1.078% na mortalidade.
A prefeitura atribui essa melhora à campanha vacinal: "É a vacina mostrando sua força e eficácia! Apesar de a Ômicron ser uma variante com alta taxa de transmissibilidade, o avanço da vacinação freou o número de casos graves e óbitos", declarou a pasta nas redes sociais.