Rio Madeira, afluente do Amazonas, atinge o menor nível da história

Marca é a mais baixa desde 1967, quando a profundidade passou a ser monitorada

BandNews FM

Marca é a mais baixa desde 1967
Defesa Civil/Porto Velho

O rio Madeira, afluente mais longo do Rio Amazonas, atingiu a menor profundidade da história neste sábado (14). Segundo monitoramento do SGB (Serviço Geológico do Brasil), o nível chegou a 41 cm na estação Porto Velho (RO), às 12h.

A marca é a menor desde que o rio começou a ser monitorado, em 1967. A profundidade é medida a cada 15 minutos e o recorde foi registrado duas vezes. No último dia 5 de setembro, a afluente ficou abaixo de 1 metro pela primeira vez e em menos de 10 dias, o nível baixou mais 55 centímetros.

Desde julho deste ano, o sistema vem registrando níveis abaixo da normalidade na estação Porto Velho, consequência da estiagem e seca severa. Na última segunda-feira (9), o SGB divulgou que uma nova régua foi instalada na estação da capital rondoniense, com medição até a cota 0.  

O cenário impacta o abastecimento de água potável para a população, geração de energia e compromete o transporte fluvial, dificultando o transporte de cargas e o deslocamento de moradores. Atualmente, cerca de 50 comunidades ribeirinhas vivem às margens do rio Madeira.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.