Pelo segundo dia consecutivo, moradores de cidades gaúchas registraram a ocorrência do fenômeno conhecido como chuva preta. A precipitação durante a madrugada desta quarta-feira (11) acontece quando as nuvens estão carregadas de poluição.
Moradores de cidades no sul do estado, como São José do Norte, Arroio Grande, São Lourenço do Sul e Pelotas foram algumas das que registraram a chuva.
Em imagens enviadas por ouvintes da BandNews FM é possível ver diversas gotas de chuva preta em cima dos carros estacionados na rua.
Segundo especialistas, esse evento ocorre quando a fuligem e outras partículas presentes na atmosfera se misturam com a umidade e se transformam em chuva.
A fuligem que chega ao estado é proveniente das queimadas na Amazônia e no Pantanal. A estiagem prolongada também reforça a poluição do ar.
A previsão para os próximos dias é de mais pancadas de chuvas e outras partes do estado podem ser afetadas por esse fenômeno.
Segundo a plataforma suíça IQ Air, que monitora a qualidade do ar em diferentes metrópoles do mundo, o ar na capital gaúcha é considerado insalubre, com o poluente PM 2,5 onze vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde.