O número de mortes no Rio Grande do Sul em consequência dos temporais que atingem o estado nas últimas semanas subiu para 169, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil estadual neste domingo (26). 56 pessoas seguem desaparecidas. Mais de 2 milhões de pessoas seguem sendo afetadas pelas consequências das fortes chuvas.
Apesar de ter recuado nos últimos dias, o nível do lago Guaíba segue acima da cota de inundação, marcando 4,08 metros. Acima de 3 metros, há transbordamento.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os níveis devem oscilar em torno da marca de 4 metros nos próximos dias. Elevações podem ocorrer devido às chuvas e o vento previstos para os próximos dias.
Um alerta preventivo foi emitido pela Defesa Civil diante da possibilidade de chuvas e ventania nesta segunda-feira (27), que podem prolongar alagamentos já existentes em Porto Alegre, além de criar o risco de corte de energia elétrica, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).