As operadoras de telefonia móvel já estão autorizadas a ativarem o sinal 5G em mais quatro capitais. Nesta segunda-feira (22), o serviço chega ao Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas. Outras 8 capitais já contam com a quinta geração de internet, que deve chegar em todas as 27 capitais até o dia 28 de outubro, conforme determinação da Anatel.
A partir de agora, as antenas do 5G já funcionam em todas as capitais do Sul e do Sudeste. A faixa de operação é na frequência de 3,5 GHz, que permite maior estabilidade e potência na circulação dos dados. Assistir ou baixar um vídeo fica até 100 vezes mais rápido com a tecnologia.
No Rio, as principais operadoras prometem que o sinal já chega em todos os bairros, embora ainda estejam sendo instaladas mais antenas. Por conta da tecnologia, a necessidade de antenas é maior no 5G, por isso, ainda há oscilação na oferta do serviço na mesma cidade.
Nas redes sociais, usuários já comentam sobre a ativação e a chegada do serviço nas cidades.
Em Brasília, primeira cidade a receber o serviço, ainda é difícil captar o sinal do 5G em áreas mais distantes do centro.
Em São Paulo, as antenas se concentram na área do centro expandido e há carência de sinal nos extremos mais pobres da metrópole.
Com a implantação atual, o 5G já chegou em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa e Goiânia.
Nas cidades do interior, ainda não há previsão de implantação, mas os municípios maiores e com mais habitantes serão priorizados.