Rio e SP anunciam reforço da vacina contra Covid-19 para maiores de 30 anos

Capital fluminense começa aplicação da 2ª dose de reforço já neste sábado (23), enquanto capital paulista inicia imunização extra para o público 30+ na segunda-feira (25)

BandNews FM

Anúncio da ampliação da imunização aumenta a faixa etária liberada para a dose de reforço Reuters
Anúncio da ampliação da imunização aumenta a faixa etária liberada para a dose de reforço
Reuters

As duas maiores capitais brasileiras anunciaram a ampliação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os maiores de 30 anos de idade. No Rio de Janeiro, a aplicação da segunda dose de reforço começa já neste sábado (23), enquanto na capital paulista a dose extra será aplicada a partir de segunda-feira (25). Estão aptos a procurarem os postos todos os maiores de 30 anos que tomaram a terceira dose da vacina há quatro meses.

O anúncio da ampliação da imunização, feito na sexta-feira (22), aumenta a faixa etária liberada para a dose de reforço, mesmo antes da liberação pelo Ministério da Saúde. A pasta ainda recomenda a quarta dose da vacina apenas para maiores de 40 anos. As cidades estão ampliando o público-alvo das doses extras com os estoques que já dispõem.

A dose de reforço começa a ser aplicada no momento em que há uma alta de casos de Covid, embora as internações ainda estejam em números baixos. Especialistas apontam que existe uma queda nos anticorpos após quatro meses da vacinação e o reforço é necessário para aumentar a imunidade da comunidade. O aparecimento de novas variantes também tem aumento o escape do vírus pelas vacinas, por isso, a aplicação do reforço é importante.

RIO DE JANEIRO:

Na capital fluminense, todos os maiores de 30 anos que tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19 há quatro meses já podem procurar os postos de vacinação nesta sábado (23). É preciso apresenta comprovante de vacinação e um documento oficial com foto.

Os profissionais de saúde com mais de 18 anos já estão com a quarta aplicação da vacina liberada e também podem procurar os postos de saúde.

SÃO PAULO:

Na capital paulista, os maiores de 30 anos podem procurar os postos de saúde para a imunização com a dose adicional a partir de segunda-feira (25). É preciso apresentar um documento oficial com foto no momento da aplicação.

A segunda dose de reforço pode ser tomada por quem tomou a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses.

Neste fim de semana (23 e 24 de julho), a imunização da quarta dose está liberada para maiores de 35 anos e profissionais de saúde com mais de 18 anos. AMAs/UBSs Integradas estarão abertas no sábado (23) e parques recebem a vacinação no domingo (24). Os endereços estão no site da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.