No dia em que o secretário municipal de Saúde do Rio participou de uma ação para incentivar a vacinação contra a gripe, o prefeito Eduardo Paes confirmou que foi contaminado pela Influenza A.
A cidade vive um surto da doença, concentrado, principalmente, nas seguintes regiões: Rocinha, Zona Sul, Vila Kennedy e na Zona Oeste. Quase 6.500 pessoas foram infectadas no município.
Entre elas, vinte e três crianças estão internadas com Influenza. O secretário de Estado de Saúde do Rio, Alexandre Chieppe, afirma que a contaminação desse grupo é preocupante.
Eduardo Paes confirmou o diagnóstico nesta quinta-feira (25) e governa virtualmente. A Prefeitura não informou se ele foi vacinado contra a doença.
O aumento no número de casos de gripe está relacionado à diminuição da circulação do coronavírus e à baixa adesão à vacinação contra a Influenza. Apenas 55,7% do público-alvo está imunizado.
Por isso, o secretário de saúde Daniel Soranz ressalta a importância da vacinação.
Além das pessoas entre seis meses e seis anos, mulheres grávidas e em pós-parto, idosos, pessoas com comorbidades ou imunossuprimidos também fazem parte dos grupos de risco para a doença.
Para reforçar a campanha de vacinação, o município do Rio recebeu a doação de 200 mil doses do Espírito Santo.
Na Zona Sul, vários moradores se imunizaram nesta quinta-feira.
A vacina contra a gripe é aplicada em todos a partir de seis meses nas Clínicas da Família e em Centros Municipais de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Não é necessário intervalo entre as doses da vacina da Covid-19 e da gripe. Apenas aqueles com sintomas não devem receber o imunizante.