Na capital fluminense, cariocas que tentaram tomar a vacina contra a gripe tiveram dificuldades para encontrar o imunizante na manhã desta terça-feira (30).
O taxista que se identificou apenas como Edinaldo estava com um casal de idosos de 80 anos e percorreu cinco postos da Zona Norte, mas não conseguiu encontrar o imunizante.
A campanha foi suspensa nesta terça (30) por causa da falta do imunizante em algumas unidades de saúde. A Prefeitura do Rio deve retomar somente a partir do meio dia da quarta-feira (01) a vacinação.
A paralisação ocorre no momento em que o Rio de Janeiro vive um surto da doença. Nos últimos sete dias, houve um aumento de 400% dos casos de síndrome gripal no Estado do Rio. Unidades de saúde registram alta no número de atendimentos.
Diante do cenário, o secretário de saúde do estado, Alexandre Chieppe, reconheceu que o estoque de vacinas não está confortável. A pasta deve acionar o Ministério da Saúde para tentar conseguir mais doses.
A campanha de vacinação do público alvo, que inclui idosos, gestantes puérperas e pessoas com comorbidades, terminou em agosto. Mas diante da baixa adesão e da alta de casos da doença, a Prefeitura convocou toda a população para receber o imunizante.