Rio de Janeiro sofre disparada em ocupação de leitos de UTI; 745 pessoas aguardam por uma vaga

Da Redação

Rio de Janeiro sofre disparada em ocupação de leitos de UTI; 745 pessoas aguardam por uma vaga
Reprodução TV
Foto: Amanda Perobelli/Reuters/Arquivo

O Rio de Janeiro tem a maior fila de espera de leitos de UTI Covid em hospitais públicos desde o início da pandemia: 528 pacientes. Ao todo, 745 pessoas aguardam uma vaga, sendo 217 para enfermaria. Em todo o estado, a taxa de ocupação em leitos de UTI está em 89%. 18 cidades do interior do estado estão com todos os leitos deste tipo ocupados com pacientes infectados pelo coronavírus.

Medidas restritivas

A partir de sexta-feira (26), o Rio de Janeiro e Niterói adotam novas medidas restritivas com a suspensão dos serviços não essenciais. Quem desrespeitar as regras pode ser preso. O Código Penal brasileiro prevê pena de detenção de um mês a um ano, além de multa, para quem cometer descumprir as medidas sanitárias preventivas. A pena é aumentada em um terço, caso a infração seja cometida por funcionário de saúde pública, médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Ontem, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou o projeto de lei que estabelece um superferiado entre a sexta-feira e o domingo de Páscoa, no dia 4. Agora, o texto segue para sanção ou veto do governador em exercício Claúdio Castro.

Acompanhe:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.