A rede estadual de educação do Rio de Janeiro volta a ter aulas presenciais nesta segunda-feira (16) na capital fluminense e em outras 35 cidades que tiverem as atividades paralisadas por uma semana por conta do aumento dos casos de Covid-19. O modelo seguido é do ensino híbrido, que é usado em 76 dos 92 municípios do estado.
A Secretaria de Estado de Educação afirma que 95% dos profissionais tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 45% estão com o ciclo vacinal completo.
As atividades presenciais são limitadas à 40% da capacidade de cada unidade. Mas dependem das regras de cada cidade. Dessa forma, se o município se manifestar contra a flexibilização do isolamento social de forma oficial, o ensino deve ficar exclusivamente remoto. Atualmente este é o caso de 16 cidades do estado.
O retorno às atividades presenciais não é obrigatório. Os estudantes que não se sentirem seguros podem continuar com aulas pela plataforma digital “Aplique-se”. Nela o aluno navega sem o consumo de pacote de dados. É preciso ter chip ativo de dados móveis. Dentro deste aplicativo o estudante tem acesso a mais de 6.500 materiais pedagógicos, entre videoaulas, podcasts e orientações de estudo.
Caso testem positivo, ou tenham sintomas de Covid-19, os profissionais de educação ficam temporariamente afastados das atividades presenciais.