Rio de Janeiro celebra os 90 anos do Cristo Redentor

Considerado uma das setes maravilhas modernas, o Cristo é personagem de uma série de reportagens especiais da BandNews FM

BandNews FM

Considerado uma das setes maravilhas modernas, o Cristo é personagem de uma série de reportagens especiais da BandNews FM Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
Considerado uma das setes maravilhas modernas, o Cristo é personagem de uma série de reportagens especiais da BandNews FM
Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Na segunda reportagem da série comemorativa aos 90 anos do Cristo Redentor, a BandNews FM ouve quem cuida do monumento e conta histórias de fé.

O homem responsável por cuidar da estátua, por exemplo, foge dos estereótipos. O Padre Omar é músico e costuma dizer que encontrou no samba o caminho para a evangelização.

Ele se tornou conhecido no Rio de Janeiro pelo jeito irreverente, mas principalmente pela forma como administra o Cristo Redentor: implantou um modelo de governança corporativa e abriu as portas do monumento, que hoje completa 90 anos.

Na base da estátua há uma pequena capela, que durante 60 anos ficou praticamente fechada.

O espaço foi reaberto em 2006 depois que o platô aos pés da estátua foi declarado santuário, o primeiro do mundo a céu aberto.

O primeiro casamento no local foi em fevereiro de 2008.

O Cristo Redentor foi erguido pela Igreja Católica com doação de brasileiros, mas com o tempo deixou de ser somente um símbolo religioso e passou a representar o Rio de Janeiro, o Brasil e a nossa cultura.

E como inspiração não falta, a comemoração dos 90 anos do Cristo ganhou uma canção inédita, que reuniu um time de peso, com Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Martnália, Maria Rita e Sandra de Sá, com versos de Moacyr Luz.

Confira a matéria completa de Mariana Procópio: