Ricardo Nunes: "Situação no centro de São Paulo está melhor que antes"

Prefeito da capital paulista pontuou melhora na segurança da região e afirmou que a Praça da Sé passou a ser utilizada por crianças em horários noturnos

BandNews FM

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM nesta quinta-feira (6) e tratou sobre o centro da cidade. Segundo o gestor, houve uma diminuição no número de usuários de crack nos últimos sete anos que passou de 4 mil dependentes químicos na região, para pouco mais de mil usuários. Questionado sobre a falta de segurança na área central da capital paulista e da sensação de medo que a região foi passou a transmitir, Nunes discordou e disse que a população paulistana verá, em breve, a melhora produzida na região.

Temos, hoje, uma situação no centro de São Paulo muito melhor do que estava. Estamos num processo de transformação de percepção. É questão de tempo até as pessoas frequentarem, verem e escutarem os depoimentos das pessoas que vivem e trabalham no centro. Na Praça da Sé, temos uma situação de uso, inclusive das crianças, brincando [na região] em torno das 22h da noite.

Nunes aproveitou para pontuar as dificuldades enfrentadas na região para desestimular os usuários de crack a continuarem com o vício e incentivá-los a procurar ajuda. Segundo o mandatário municipal, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lhe repassou um estudo em que afirma que 57% da população da Cracolândia estão na região há cinco anos, e 39% estão há mais de 10 anos. "Portanto, uma pessoa que está usando crack, na média, há mais de sete anos, tem uma dificuldade maior de aceitar o tratamento", justificou.

O político emedebista informou que haverá um investimento da Prefeitura em equipamentos para acolher as pessoas e em câmeras com inteligência artificial para auxiliar na segurança pública da região. Além dos itens tecnológicos, outros mil guarda civis metropolitanos serão contratados para auxiliar a população nas proximidades da Cracolândia. Por fim, Nunes disse que deverá implementar um programa para melhorar a percepção da população sobre o centro através de ações urbanísticas, como revitalização de praças, requalificação de prédios e reurbanização de parques.

Plano Diretor

Na mesma entrevista, o gestor ressaltou que a revisão do plano diretor será sancionada até amanhã, sexta-feira (7). No entanto, é esperado que haja vetos em relação ao texto aprovado na Câmara dos Vereadores. Segundo Nunes, haverão "mudanças complexas" que serão publicadas na edição do Diário Oficial do Município no sábado (8). Em relação a polêmica que envolve o Jockey Club e a possibilidade da região transformar-se num parque devido a altas dívidas - em torno de R$ 600 milhões - com os cofres públicos, o prefeito disse que conversou com a diretoria do espaço e alertou que o local será transformado caso as dívidas não sejam quitadas.