O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), informou que pediu à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que cancele o contrato de concessão com a Enel pelos diversos apagões na cidade e outros problemas têm tido com a concessionária.
"O problema é grave, e não é só por conta da falta de resposta nesses adventos das rajadas de vento e das chuvas, já é um problema que a Prefeitura vem discutindo há bastante tempo, eles precisam melhorar muito", disse o prefeito em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16).
O prefeito falou ainda sobre cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) que estão em energia elétrica aguardando a Enel fazer a ligação da energia.
A Aneel divulgou em nota que "tem mantido amplo diálogo com todas as partes envolvidas no processo, que inclui o Ministério de Minas e Energia (MME), o governador do Estado de São Paulo, os prefeitos dos Municípios atingidos e as sete distribuidoras que operam nessas áreas. O objetivo é construir protocolos que busquem melhores respostas a eventos climáticos severos em três frentes: 1) melhorar a detecção de eventos dessa natureza pelos próprios agentes do setor e em parceria com serviços de meteorologia; 2) aprimoramento dos planos de prevenção e redução de danos, em estreita coordenação com governos estaduais e prefeituras; 3) plano de ação de recomposição do serviço, também em estreita colaboração com todas as partes envolvidas, inclusive com a possibilidade de utilização de equipes de outras distribuidoras".
A concessionária Enel disse que não vai se manifestar sobre a fala do prefeito.