Os representantes dos Ministérios da Defesa e da Justiça se reúnem nesta terça-feira (31) para discutir o plano de apoio à segurança pública no Rio de Janeiro. O encontro acontece em Brasília. A informação foi dada pelo ministro da Justiça Flávio Dino após reunião com membros do Governo do Rio nesta segunda (30).
De acordo com o chefe da Pasta, o plano inicialmente vai ser apresentado para o Ministério da Defesa e somente após a definição do conteúdo, ele vai ser encaminhado para aprovação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é que militares da Aeronáutica reforcem a segurança em aeroportos e que homens das Marinha atuem nos portos.
A proposta também passa pelo uso de membros do Exército em fronteiras. O objetivo, segundo Dino, é asfixiar o que ele chamou de logística financeira das organizações criminosas.
Na próxima quarta-feira (1º), o governador do Rio, Cláudio Castro, e o ministro Flávio Dino devem formalizar o comitê integrado de investigação financeira e recuperação de ativos. A ideia é que a atuação comece logo após a aprovação oficial do projeto.