O Ministério Público denunciou, nesta quinta-feira (25), torcedores do Valencia por crime de ódio contra o jogador Vinicius Júnior. Neste domingo (21), uma parcela da torcida do clube espanhol chamou o brasileiro de ‘macaco’.
O processo foi remetido a um tribunal de instrução, de acordo com a Promotoria. A partir de agora, um juiz irá decidir se vai abrir um julgamento contra os torcedores.
As denúncias do Ministério Púbico passam pela instância de instrução antes mesmo de que um juiz decida se os acusados vão virar réus na Espanha.
Após uma denúncia ser feita pelo Real Madrid, clube em que o jogador atua, a Procuradoria-geral da Espanha também apura o acontecimento.
NO BRASIL
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de um inquérito conta o senador Magno Malta por causa de ofensas ao jogador Vinicius Júnior.
O parlamentar fez uma crítica à imprensa por estar “revitimizando” o atleta por ibope. Associações da causa animal para que “defendam os macacos”, já que o bicho estava sendo exposto, também foram cobradas por ele nesta terça-feira (23).
A apuração da gravidade das declarações foi pedida por Aras à corte.
CASO
No último domingo (21), Vini Jr. foi alvo de gritos racistas e gestos que simulam características de macacos. A partida contra o Valencia FC chegou a ser paralisada, mas as ofensas continuaram e o brasileiro foi expulso durante uma confusão envolvendo jogadores adversários em campo.