Renato Meirelles: Mulheres temem que vitória de Trump volte a dividir o Brasil

Colunista repercutiu uma série de pesquisas qualitativas e de tratam sobre as eleições nos Estados Unidos e seus impactos; vitória do republicano poderia 'reinflamar' a sociedade brasileira

O colunista Renato Meirelles, da BandNews FM, analisou durante esta terça-feira (5) uma pesquisa realizada pela revista Exame, em parceria com o Instituto IDEIA Big Data, em que afirmam que a candidata democrata Kamala Harris é a preferida entre os brasileiros para se eleger como nova presidente dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com Meirelles, em uma das entrevistas qualitativas realizadas, mostrou-se um recorte interessante: mulheres brasileiras temem que uma eventual vitória de Donald Trump, o candidato republicano, possa voltar a inflamar um sentimento de "briga de torcida" entre esquerda e direita, e volte a tomar conta do país.

"Isso tem a ver, de alguma forma, com o reflexo que existe entre o lulismo e o bolsonarismo no Brasil. Lulismo tem pouco mais de força no Brasil, pelo impacto em termos que são caros na sociedade brasileiros", disse.

"Aqueles que estão preferindo a Kamala, entendem que o partido Democrata tem posições mais próximas dos interesses dos brasileiros. Exemplo das questões ambientais", completou.

Meirelles também pontuou que entre brasileiros residentes nos Estados Unidos que tem direito ao voto, a preferência pela Kamala também fica em evidência.  

Segundo pesquisa feita pelo Exame, 60% do grupo de brasileiros que encontram-se nos Estados Unidos apoiam a Kamala, enquanto 35% apoiam Trump.  

"Isso é uma tendência observada em eleições anteriores. Se pegarmos o histórico, 71% dos brasileiros nos Estados Unidos apoiaram o Joe Biden", explicou.

Tópicos relacionados