O Rei do Futebol morreu aos 82 anos na tarde desta quinta-feira (29) no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, em Minas Gerais. O apelido "Pelé" surgiu ainda na infância nos jogos de rua com os amigos, quando todos gritavam "segura Bilé", que logo se transformou em Pelé.
O gosto pelo futebol foi herdado do pai João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que o levava nas partidas do Vasco da Gama de São Lourenço.
Sua história no futebol teve início em Bauru e o seu primeiro time foi o 7 de Setembro. Já no Ameriquinha, calçou as chuteiras pela primeira vez.
Em seguida, recebeu um convite para jogar no time infantil do Bauru Atlético Clube, o Baquinho. Foi campeão e artilheiro de todos os campeonatos que disputou pela equipe do interior paulista.
Logo, chamou a atenção do técnico do time profissional, Waldemar de Brito, ex-craque da seleção brasileira. Foi ele quem levou Pelé, com 15 anos de idade, para o Santos, em1956. Ele estreou pelo Santos em 7 de julho de 1956, nos 7 a 1 sobre o Corinthians de Santo André.
A primeira convocação para a Seleção, portanto, veio onze meses depois da estreia pelo Santos. Naquele ano, marcou o primeiro dos 95 gols que marcou pelo Brasil.
Foi somente após a Copa de 58 que passou a ser chamado de Rei do Futebol. Aos 19 anos, em apenas uma temporada, fez 127 gols em 103 partidas. E até 1961, alcançou a incrível marca de mais11 títulos internacionais.
Além dos títulos, o Rei também conquistou o fato de parar uma guerra na África. O Santos enfrentaria o Congo na cidade de Brazzaville que estava em conflito com a cidade de Kinshasa. Para que ele pudesse jogar, houve uma trégua; o Santos deu espetáculo, foi embora e a guerra recomeçou.
Ao longo da vida, recebeu homenagens em todo o mundo: na Vila Belmiro, marcou os pés na calçada da fama, recebeu a medalha de cavaleiro do Império Britânico e foi nomeado pela ONU embaixador da ecologia e do meio ambiente. Em 1981, foi eleito o atleta do século.
No total, Pelé disputou 1371 jogos e fez 1281 gols. Foi 10 vezes campeão paulista, uma vez campeão da Liga Americana, cinco vezes campeão da Taça Brasil.
Duas vezes campeão da Copa Roca, duas vezes campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. E, claro, os títulos mais importantes: 3 vezes campeão do mundo com a Seleção Brasileira.